As eleições na seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) para escolha da nova gestão estão marcadas para 17 de novembro e a expectativa da Comissão Eleitoral é de aumento na participação dos advogados. Ao todo, 41 mil advogados estão aptos a votar no DF.
Em entrevista ao HJur, o presidente da Comissão Eleitoral para as eleições da OAB-DF 2024, Antonio Alberto do Vale Cerqueira, afirmou que não ocorreram registros de anormalidades no processo eleitoral deste ano na seccional. Segundo Cerqueira, os candidatos têm mantido uma boa postura, condizente com a grandeza do cargo que pretendem assumir.
“Nossa expectativa é que tenhamos ainda mais eleitores que na última eleição, que registrou 38.578 votos, pois o modelo digital foi muito bem aceito pela advocacia e permite que advogados fora de Brasília votem normalmente pelo celular”, disse.
O advogado também indicou que o maior desafio nas eleições deste ano é o alcance do percentual de 30% de cotas raciais. Segundo Cerqueira, a política pública deve ser elogiada, mas deve também estar no radar da OAB para que seja assegurado o seu cumprimento.
Quem está na disputa
Cinco chapas concorrem à direção da OAB- DF: chapa 1, OAB para Todos, de Paulo Maurício Siqueira; chapa 10, Ordem com + Voz, comandada por Cleber Lopes; chapa 20, Coragem para Mudar, de Everardo Gueiros; chapa 33, Inovar a Ordem, de Cris Damasceno; e a chapa 99, A OAB que Eu Preciso, liderada por Karol Guimarães.
A votação será online, por meio de uma plataforma eletrônica, no horário das 10h às 18h. Em 2021, a eleição no Distrito Federal teve participação recorde, com comparecimento de 81,29% dos advogados aptos a votar.
O Conselho Federal da OAB acompanha o processo eleitoral para garantir a lisura e a segurança. O voto é obrigatório para todos os advogados, com exceção para os acima de 70 anos.
As chapas já foram definidas na maioria das seccionais do país, mas cada local tem sua data e formato de votação específico.